O Início

Esse link conta a história (com H) e o conteúdo das aulas ministradas no curso TECNICO DE VENDAS, especificamente a disciplina de MARKETING, na ESCOLA POSITIVA, em Novo Hamburgo. DIVIRTAM-SE.






Marketing não é Vendas, e Midia não é Marketing... mas eles se completam. E a imagem acima, fala mais que muuuuuuitas palavras. Qual a sua interpretação?


A arte de qualquer habilidade, seja nata ou desenvolvida, só se aperfeiçoa com muito e constante treinamento. Se você não treinar, atrofia essa habilidade que você tem ou busca ter. E um cara que treinava mais que todos e fazia mais do que pediam, foi o Pelé. Não é a toa que ele é o Rei...


Sim, estamos numa época de amor as marcas. Mas não poderia ser diferente: em um mercado competitivo ao extremo, onde você não tem como concorrrente somente aquelas marcas de produtos ou serviços da mesma categoria (os consumidores optam entre comprar um celular ou uma tv, por exemplo, tempo de CONCORRÊNCIA TOTAL http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/agora-e-concorrencia-total/24059/), você tem que investir para tornar e manter pessoas apaixonadas por sua marca. Fidelização é substituida por relevância.


Uma empresa e suas marcas precisam ter relevância para você consumi-la o maior tempo possivel.


Segundo David Aaker, "papa" do assunto marca e branding, marca é "um nome, termo, sinal, símbolo ou combinação dos mesmos, que tem o propósito de identificar bens ou serviços de um vendedor ou grupo de vendedores e de diferenciá-los dos concorrentes."


E o que devemos levar em consideração, para determinar uma marca? Veja:
- A marca deve indicar os benefícios oferecidos pelo produto;
- Ela precisa ser positiva, distintiva e fácil de falar e lembrar;
- O nome deve ser coerente com a imagem do produto ou da organização;
- A marca precisa estar registrada e permitida legalmente;
- O nome não deve ter significados ofensivos em outros idiomas.


E quais são os obstáculos para a construção de uma marca? Veja:
- Pressão por resultados de curto prazo
- Pressão por competição de preços
- Tendências à modificação de estratégias
- Preconceito contra inovação
- Investimento em outras áreas


Uma marca tem personalidade, sabia? O que é Personalidade de Marca? É um conjunto de características humanas associadas à uma determinada marca.


E Branding? Branding ou Brand management (do inglês; em português: Gestão de Marcas) é o trabalho de construção e gerenciamento de uma marca junto ao mercado.


Sobre Branding:
- A construção de uma marca forte para um produto, uma linha de produtos ou serviços é consequência de um relacionamento satisfatório com o mercado-alvo. Quando esta identificação positiva se torna forte o bastante, a marca passa a valer mais do que o próprio produto oferecido. Branding é o conjunto de práticas e técnicas que visam a construção e o fortalecimento de uma marca.
- Sua execução não é tomada apenas por ações de marketing que posicionam a marca e divulgam a marca no mercado, mas também por ações internas na empresa, transmitindo, para todos os interessados, a imagem pretendida.
- O objetivo do branding é entre outros aumentar o brand equity (em português: equidade de marca ou ativo de marca; valor monetário da marca), aumentando assim o valor da empresa em si.
- Este trabalho é feito por profissionais e agências especializados em relações públicas, marketing, administração, semiótica, design gráfico e arquitetura, que visam desenvolver positivamente a reputação de marcas, produtos e organizações e alinhá-las com os objetivos organizacionais e o público almejado.
- Para a American Marketing Association, branding não é fazer com que um consumidor escolha uma marca ao invés da marca concorrente. É fazer com que um potencial consumidor perceba a marca como a única solução para o que ele busca. A única escolha lógica para o que ela está oferecendo. Branding é um sistema de comunicação que deixa claro porque a marca importa. É achar e comunicar algo que atraia os consumidores para a marca, ao invés de você ter que caçá-los de modos, algumas vezes, bem caros.
- E não adianta ser apenas diferente. Diferente é ótimo, claro. Nossa atenção vai direto para o que é diferente. Tem que ser relevante. Tem que ser solução. E não porque eu digo, mas porque o consumidor, o usuário está dizendo.
- Branding é atrair esses consumidores. É o trabalho mais relevante e de maior ROI* que um profissional de marketing pode fazer.
- Branding é fazer a marca entrar na cabeça do cliente/consumidor. E não deixar mais ela sair de lá.
- Branding é para a Direção: ou seja, a Direção tem que topar, tem que comprar a idéia de mudança, se necessário!


Marca, o maior patrimônio de uma empresa. E o Branding, é a administração desse patrimônio!


A pesquisa é uma grande ferramenta. E o "pai de todo conhecimento", o "senhor Google" sabe muito bem disso...


Aqui, vamos registrar alguns pontos importantes sobre INFORMAÇÃO. Afinal...."A informação é a base para qualquer trabalho e para o bom planejamento." (não sei quem disse isso, mas disse com muita sabedoria!).


Vejam alguns conceitos:
1) Problemas da Informação:
1.1.Excesso de informação errada, imprecisa ou distorcida;
1.2.Exagerado esforço para manipular dados que não se transformam em informação;
1.3.Grande esforço para localizar e interpretar simples fatos;
1.4.Informações desatualizadas;
1.5.Informações que não revelam o grau de precisão nem a forma como foram obtidas.
2) S.I.M.:
Sistema de Informações Mercadológicas é uma estrutura de interação contínua de pessoas, equipamentos e processos, destinada a coletar, selecionar, processar, analisar, avaliar e distribuir - em tempo hábil - bons dados e boas informações para serem usados nos processos de tomada de decisão em marketing, com vistas a melhorar o planejamento, implementação e controle de marketing.
3) Benefícios proporcionados pelo S.I.M.:
1.Mais informação no tempo, permitindo melhor desempenho administrativo
2.Coordenação e integração de informações dispersas
3.Possibilidade de utilização seletiva de dados
4.Antecipação das tendências de mercado de modo mais rápido
5.Maior facilidade para o planejamento e confecção de planos e dos instrumentos de controle
6.Reduz (ou elimina) perda de informações importantes
4) S.I.M. envolve:
- Relatórios Internos
- Inteligência de Marketing
- Pesquisa
5) S.I.M. e Pesquisa de Marketing:
5.1) Pesquisa de Marketing:
a)ênfase no tratamento de informação externa
b)voltada para a solução de problemas
c)opera de forma fragmentada, projeto a projeto
d)não centrado em computador
e)tende a enfocar a informação passada
f)constitui uma fonte isolada de informação para o S.I.M.
5.2) S.I.M.:
a)lida tanto com informações externas quanto internas
b)voltado para a solução e prevenção de problemas
c)opera continuamente por ser um sistema
d)centrado em computador
e)tende a ser orientado para o futuro
f)inclui outros subsistemas, além da pesquisa de marketing
6) Projeto de Pesquisa:
É um planejamento de pesquisa realizado cientificamente com um padrão específico para controlar todo o processo de pesquisa. Isto necessita da aplicação do Método Científico.
7) Caracteristicas centrais do Método Científico:
1. Validade: medir com eficácia o que se propõe a medir.
Ex.: Método para medir a audiência de TV usa o índice de aparelhos ligados.
2. Confiabilidade: é a característica de uma metodologia de pesquisa que permite repetir o processo e obter o mesmo resultado, por qualquer outro pesquisador.
8) Definição de Pesquisa de Marketing, segundo a AMA, 1986:
“Pesquisa de Marketing é a função que liga clientes, consumidores e público em geral à empresa, através da informação, usada para identificar e definir oportunidades e problemas de marketing; gerar, refinar, identificar e avaliar ações de marketing e melhorar a compreensão do marketing como processo”.


Sim, somos responsáveis pelo mundo que construimos. Pelo nosso trabalho e o que ele deixa de consequência para o planeta. Consumir, SIM. Gerar consumo, SIM. Vender, SIM. Comprar, SIM. Mas acima de tudo, ser responsável por aquilo que se faz.


Como fazer o cliente ou o consumidor lembrar da sua marca? Parece simples, mas é óbvio: conhecendo ele muito bem. Veja mais:

Consumidor Final e Cliente BtoB:
- O consumidor final é o último comprador de um determinado produto ou serviço.
- O cliente BTOB compreende a transação entre um CNPJ e outro CNPJ, intermediado por pessoas (comprador e vendedor).
- O cliente pode ser o fabricante, que compra do fornecedor, o varejo que compra do fabricante, qualquer tipo de cliente revenda, ou seja, cliente em BTOB (business to business) não é consumidor final. O consumidor final (BTOC: business to customer) é aquele que fará uso do produto ou serviço.
Papéis de Compra:
- Iniciador: Pensou na idéia
- Influenciador: Exerce influencia na decisão final
- Decisor: Decide se, o que, quando, como e onde comprar
- Comprador: Efetivamente realiza a compra
- Usuário: Consome ou usa o produto ou serviço
Segmentação de mercado:
É o processo de identificar no mercado-alvo, através de uma ou mais dimensões, grupos de consumidores potenciais com determinadas características afins, as quais influenciam seus comportamentos de consumo.
O Posicionamento de uma marca/empresa, segue diferentes estratégias:
- Por atributo
- Por benefício
- Por aplicação ou utilização
- Por usuário
- Por concorrente
- Por categoria de produtos
- Por qualidade ou preço
E VOCÊ, conhece seu cliente? E quanto ao consumidor final?


TESTE CEGO

Produtos: Biscoito Waffer + Refrigerante Guaraná + Batata Frita + Cerveja Branca
Perfil dos respondentes:
- 01 pessoa na faixa de 40 a 50 anos
- 08 pessoas na faixa dos 20 aos 30 anos
- 01 pessoa na faixa com menos de 20 anos
- 04 homens
- 06 mulheres
Total de 10 pessoas participantes


Biscoito Waffer // Produto 1: Bauducco + Produto 2: Triunfo + Produto 3: Visconti
Observações/Resultados:
- Bauducco e Triunfo são as marcas que mais gostaram (03 pessoas para cada).
- A que falou preferir Bauduco, acertou o produto e é o que mais gostou. Por isso, parece cliente fiel da marca e do produto.
- Triunfo foi lembrada, mas não no produto certo. Mas Visconti, nem sequer foi lembrada como marca.
- No geral, observa-se que mais da metade desse grupo (06 pessoas) não são consumidoras desse produto.
Refrigerante Guaraná // Produto 1: Antartica + Produto 2: Fruki + Produto 3: Kuat
Observações/Resultados:
- Uma pessoa que consome Antartica, não a reconheceu e acertou Fruky.
- Uma pessoa acertou as 3, e essa diz que a que mais gostou é a 3 (Kuat).
- Uma pessoa que acertou Fruky, disse que é a que mais gostou.
- Outra que consome Antartica, não a reconheceu, e preferiu a 2, que é Fruky (achando que era Antartica).
- Duas pessoas acertaram todas, consomem Fruky e é a que mais gostaram.
- Uma pessoa acertou Antartica e Kuat, consome Antartica e é exatamente a que preferiu.
- Uma pessoa que prefere a Fruky, não a reconheceu, não acertou nenhuma e prefere a 2, achando que essa era a Antartica.
- Uma pessoa que acertou Antartica, não notou diferença em nenhuma.
Batata Frita // Produto 1: Pringles + Produto 2: Rufles + Produto 3: Yokitos
Observações/Resultados:
- Uma pessoa acertou Rufles e é a que mais gostou.
- Uma pessoa que acertou Rufles é a pessoa que consome essa marca.
- Uma pessoa que acertou Rufles respondeu que é a que mais gostou.
- Duas pessoas que consomem Rufles não acertaram a marca e a que mais gostaram é Yokitos.
- Uma pessoa que não consome e não citou nenhuma marca gostou mais da 2 (Rufles).
- Uma pessoa que citou Rufles (e errou) gostou mais da 3 achando ser Rufles (mas na verdade, era Yokitos).
- Uma pessoa citou gostar mais da marca 1 (achando ser Rufles).
- Uma pessoa que mais gosta de Rufles, não a reconheceu e preferiu a 1 (Pringles).
Cerveja Branca // Produto 1: Antartica + Produto 2: Brahma + Produto 3: Skol
Observações/Resultados:
- Uma pessoa que consome e gosta de Polar, a reconheceu e disse gostar mais dela (só que na verdade, ela era Brahma).
- Uma pessoa que não consome, disse gostar mais da 2, achando que essa era Skol (mas é Brahma).
- Uma pessoa que consome Boemia reconheceu Skol e foi a que mais gostou.
- Uma pessoa que consome e prefere Brahma não a reconheceu e disse preferir a 1, achando ser Skol (mas é Antartica).
- Uma pessoa que consome e prefere Skol não a reconheceu e disse preferir a 1, achando ser Skol (mas é Antartica).
- Uma pessoa que consome e prefere Antartica a reconheceu, mas preferiu a 2 (sem citar que marca é a 2).
- Duas pessoas que consomem Polar a reconheceram na 3, que na verdade é Skol.


E então: marca e diferenciação de produto, são importantes? O que você acha?


É necessário adaptar as variáveis controláveis da empresa, às variáveis incontroláveis do seu ambiente de negócios, visando o mercado. Para isso, utiliza-se o marketing mix estratégico:
*PRODUTO
*PREÇO
*DISTRIBUIÇÃO
*COMUNICAÇÃO


Mitos da Propaganda, do Marketing e de Vendas (o que une e separa eles?):
1) Propaganda é cara e não constrói marca e vende produtos ao mesmo tempo, afetando o faturamento.
Correto: A Propaganda foi criada justamente para gerar identificação e alavancar vendas.
2) Criatividade e resultados não andam juntos.
Correto: Criar é parte essencial do negócio.
3) Aquilo que você diz é mais importante do que como diz.
Correto: Talvez não fosse assim no passado, quando havia mais informações novas sobre produtos para serem mostradas. As coisas ao redor da informação são fundamentais atualmente.
4) Propaganda global é papo furado.
Correto: Há peculiaridades regionais, mas grandes idéias podem ser universais.
5) É preciso testar muito e a concorrência vai esperar por isso.
Correto: Estamos em tempos de urgência.
6) A localização do produto é tudo o que precisamos fazer: merchandising.
Correto: Se você for a BMW do James Bond, tudo bem.
7) A Tv está morrendo e o que importa é a “new mídia”.
Correto: A Tv é o motor do trem da comunicação.
8) Online é um nicho de marketing.
Correto: Só se o mundo for um nicho. Dizem que a Internet é jovem, e de fato, 87% dos jovens a acessam nos EUA. Mas 66% dos adultos também.
9) Marketing interativo não vende produtos pessoais.
Correto: Todo cliente quer saber se sabemos com qual consumidor estamos falando. A Internet é uma grande aliada na venda de produtos.
10) Um site que seja “ok” já é o suficiente.
Correto: Ele deve é ser perfeito e diferente. Dos jovens, 99% simpatizam ou não com uma universidade, por exemplo, visitando seu site.
11) As agências são iguais, ganham demais, deveriam ser pagas por job e contratadas as mais baratas.
Correto: Elas não são como cortadores de grama pagos por hora, mas os paisagistas.
12) Agências pequenas são criativas, as grandes não são tanto, as globais menos ainda.
Correto: Nenhuma agência é pequena por opção.
13) Fazer 20 consultas para o atendimento da minha conta é a melhor maneira de fazer boa propaganda e receber muitas idéias.
Correto: As melhores idéias surgem de quem já tem envolvimento com o negócio em questão, não de quem fica orbitando no negócio.
(by Meio & Mensagem, 24 de Outubro/2005. Criado pelo Presidente da FCB de Nova York, Brendan Ryan)


Composto de Comunicação:
1) Propaganda
2) Promoção de Vendas
3) Venda Pessoal
4) Relações Públicas
5) Marketing Direto


A propaganda é tudo de bom, e como Publicitária, sou suspeita em adorá-la. Ela tem poder para o bem, mas ás vezes (ou sempre), é influenciadora. E assim, como gera tendências, ela precisa condicionar para comportamentos positivos. Pense a respeito.


Minha tese é de que mais que ponto-de-venda, devemos construir pontos-de-encontro. PDE. No PDV se busca lucro (vendas) mas também relacionamento com os consumidores, quando tratamos ele como PDE. Não esqueça disso!


E quanto aos canais de distribuição:

1) Objetivo: Facilitar o acesso aos produtos e gerar contato com o potencial comprador. Ao final, a curto, médio ou longo prazo, gerar atividade comercial (venda).

2) Caracteristicas:

- Reduzem o número de contatos/transações
- Substituem o produtor junto ao cliente (ou não), sendo nesse caso, intermediários
- Mantêm os estoques próximos aos consumidores

3) Niveis de Cobertura: Intensiva, seletiva e exclusiva.

- Distribuição Intensiva: a venda é feita através do maior número possível de pontos de venda, sejam intermediários ou não.
- Distribuição Seletiva: nesta modalidade o produtor escolhe um número reduzido de distribuidores, aos quais normalmente são fixadas cotas de vendas, com a possibilidade de se estabelecer princípios de exclusividade de vendas num determinado território. A seleção de distribuidores é feita em função de dois critérios essenciais: a localização do distribuidor e o posicionamento. Esta modalidade permite ter um alcance maior do que a distribuição exclusiva; e face à distribuição intensiva permite reduzir os custos e incrementar o controle do produtor sobre o canal.
- Distribuição Exclusiva: baseia-se na concessão a um intermediário, da exclusividade da distribuição do produto/serviço, em determinado território. Pressupõe também que o intermediário concessionário não venda produtos similares de outras marcas. Adicionalmente, é frequente ser da responsabilidade do intermediário a força de vendas, das reparações técnicas e da assistência pós-venda. Um tipo particular e bastante atual desta modalidade de distribuição é o sistema de franchising.


Mais conhecimento adquirido. Agora, reforce o que aprendeu, lendo muito!



Com base no texto/pesquisa de DANIEL ZANCO (Diretor Executivo do Universo Varejo), chamado "A LOJA FALA", realizamos um exercicio aberto em grupo, respondendo algumas questões. Acompanhe:


1) Mesmo produto, repetido várias vezes...Respostas da turma:
Falta de variedade
Produto não tem saída
Falta de criatividade de organização da loja ou produto (falta de comunicação entre industria e varejo)
Talvez esteja em promoção
Altos estoques
Tendência de venda no mercado
Resposta do Autor: Este é um produto acessível, uma compra de baixo envolvimento.

2) Poucos produtos, mostrados de forma individualizada...
Respostas da turma:
Pode ser que eu pague mais caro, porque é exclusivo
Deve ser um produto de alta qualidade
Pode ser que o produto não tem muita saída ou tem pouco estoque
Pode ser um teste de mercado
Pode ser uma distribuição inadequada
Resposta do Autor: Esse é um item exclusivo, provavelmente mais caro.

3) Equipe se movimentando, focada no trabalho e loja com clientes...
Respostas da turma:Produto bom, barato, acessível
Bom atendimento e organização
Está em promoção
Está com muita variedade
Resposta do Autor: Essa loja é movimentada e parece ser uma boa opção de compra (posso entrar), pois as pessoas se interessam por ela.

4) Loja vazia e equipe de braços cruzados, olhando para a porta...Respostas da turma:
Equipe desmotivada
Sem clientes, é uma loja ruim, sem produtos que chamam atenção, sem qualidade, estoque ultrapassado
Marca sem reconhecimento
Resposta do Autor: Essa não parece ser uma boa opção de compra. Ninguém está visitando esta loja e a equipe está aguardando alguém para ser "devorado“.

5) Loja suja, com lâmpadas queimadas e mobiliário depreciado...Respostas da turma:Está falindo
Pouco investimento
Produto “podre”, sem qualidade, provavelmente caro
Resposta do Autor: Esse é um lugar descuidado. Provavelmente eles também não devem ter cuidado com seus produtos e seus clientes.

6) Vendedores conversando, falando de sua vida particular...Respostas da turma:
Falta de clientes, de treinamento, de postura, de respeito, de profissionalismo
Falta de atenção ao cliente
Pessoas despreparadas
Resposta do Autor: Esse pessoal parece não estar motivado a fazer o seu trabalho. Não sei se devo confiar em suas opiniões e sugestões.

7) Vendedores comentando sobre um cliente que acabou de sair...
Respostas da turma:Falta de ética
Acho que vão falar de mim quando eu sair
Resposta do Autor: Se eles falam assim do cliente que saiu, o que falarão de mim ao sair?

8) Equipe ouve o cliente e argumenta com base nas informações obtidas...
Respostas da turma:
Ele entende do produto
Ele me dá atenção, eu sou o centro
Ele pode estar forçando a venda
Ele está tentando suprir as minhas necessidades de consumo
Resposta do Autor: Essa loja parece estar preocupada em satisfazer seus clientes.

9) Produtos bagunçados, espalhados pela loja, com a loja cheia...
Respostas da turma:Falta de organização
Muita gente na loja comprando, não sobra tempo prá organizar
Provavelmente uma loja barata, não focada em produtos caros
Resposta do Autor: As coisas parecem estar boas por aqui. Vou ver se consigo achar algo para mim nesta bagunça.

10) Produtos bagunçados, com a loja vazia...
Respostas da turma:
Falta de organização
Produtos ponta de estoque, produtos com defeito (porque foram jogados)
Produtos não chamam atenção
Vendedores desmotivados
Resposta do Autor: As pessoas parecem não estar interessadas em fazer o seu trabalho.

11) Vitrine com muitos produtos expostos aleatoriamente...
Respostas da turma:
Desorganização
Maior aproveitamento do espaço (loja pequena, inadequada ao negócio)
Falta de senso estético
Resposta do Autor: Esses produtos devem ser baratos.

12) Vitrine com produtos coordenados, bem expostos e fazendo parte de um conceito de comunicação visual...
Respostas da turma:Mais fácil acesso, organizado
Vou perder menos tempo prá escolher
Produto mais acessível de visual, escolha
Produto mais valorizado
Resposta do Autor: Essa loja é antenada. Me parece que se comprar aqui, estarei fazendo uma compra “na moda”.

13) Excesso de sinalização promocional, sempre com destaque...Respostas da turma:
Pode ser que não consegue vender
Compras bem feitas, dando condições de preços ao consumidor
Loja boa de preço, ruim de qualidade
Resposta do Autor: Esse pessoal está meio desesperado.

14) Promoções pontuais, tratadas de forma diferente do restante da loja...
Respostas da turma:
Negócio de oportunidade
Resposta do Autor: Essa parece ser uma oportunidade. Acho que vou aproveitá-la.

15) Caixas espalhadas pelo meio da loja, cheias de mercadorias...
Respostas da turma:Sempre compro, porque está mais a mão e acho que vai estar barato
Está em ponta de estoque
Resposta do Autor: Esse pessoal parece ser meio desorganizado e seus produtos talvez não valham tanto.

16) Loja milimetricamente arrumada, com acesso restrito aos produtos...
Respostas da turma:Ninguém compra nada
É cara
Para olhar somente
Resposta do Autor: Acho que nem vou olhar mais nada, pois se eu não levar, é capaz do pessoal achar ruim porque eu baguncei as coisas.



Aqui, veja alguns conceitos sobre preço. E sua gestão dentro do composto de marketing (o mix de marketing, os 4 P´s). E veja como os preços impactam a vida das pessoas:
PREÇO, em economia, é o custo unitário de qualquer coisa que possa ser vendida.
PREÇO E VALOR: Definir o preço apenas com base nos custos de produção e comercialização é um erro, pois se, por um lado, o custo serve para definir o preço mínimo para não vender com prejuízo, por outro lado não leva em conta a percepção do cliente, que pode atribuir àquele objeto um valor muito maior.
O MAL DO PREÇO:
- Preço não é valor
- Construa valor (quem só fala em preço, não constrói valor)
- Não dê o preço antes do cliente perguntar
- Depois de falar o preço, não pare de falar
- Não se preocupe demasiadamente com o preço do seu concorrente, faça a sua estratégia
ALGUMAS VERDADES ABSOLUTAS:
- Quando eu formo preço baseado em custos, eu repasso minha incompetência administrativa/gerencial para o cliente pagar.
- A oferta é mais importante que o mercado para a formação de preço.
- Buscar diferenciação (que pode acontecer em serviços) é uma forma de se salvar, em um mercado onde cada vez mais os produtos são commodities.
- Para definir o preço, posso fazer por linha, mas tenho que verificar impostos e comissões.
- Não trabalho com preço isolado, preciso analisar os outros 3 P´s de Marketing.

Na real, preço muda valor de consumo. Consumo muda a classe econômica? Sim!



No dia dessa aula, o foco foi o primeiro P de Marketing: PRODUTO. Veja algumas observações relevantes:




  • Produto, em economia, é um conjunto de atributos, tangíveis ou intangíveis, constituído através do processo de produção, para atendimento de necessidades reais ou simbólicas, e que pode ser negociado no mercado, mediante um determinado valor de troca, quando então se converte em mercadoria.


  • Em Marketing, produto é algo que pode ser oferecido em um mercado para satisfazer a um desejo ou necessidade. Contudo é muito mais do que apenas um objeto físico. É o pacote completo de benefícios ou satisfação que os compradores percebem que obterão se adquirirem o produto. É a soma de todos os atributos físicos, psicológicos, simbólicos e de serviço.


  • Portanto, como produtos, consideramos bens físicos (furadeiras, livros, etc), serviços (cortes de cabelo, lavagem de carro, etc.), eventos (concertos, desfiles, etc.), pessoas (Pelé, George Bush, etc.), locais (Havaí, Veneza, etc.), organizações, (Greenpeace, Exército da Salvação, etc.) ou mesmo idéias (planejamento familiar, direção defensiva, etc.)


  • Segundo Kotler, produto é qualquer coisa que possa ser oferecida a um mercado para atenção, aquisição, uso ou consumo, e que possa satisfazer a um desejo ou necessidade.


  • O produto é o primeiro elemento do Composto Mercadológico: todos os demais componentes dependem do estudo e conhecimento do produto. A propaganda, o preço e a distribuição só podem ser definidas após um estudo do produto e da identificação de seu mercado-alvo.


Ah, e lembrando a aula: produtos e serviços precisam estar orientados para o mercado, e não para sua produção. Devem ser como presentes: necessários e surpreendentes.

Excelência. Excelência no atendimento é mais que eficiência: é eficácia. É o mínimo, como qualidade é o mínimo. Você é exemplo de atendimento? VOCÊ é excelente?


OFICIAL:

Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado.
(AMA - American Marketing Association - Nova definição de 2005).


KOTLER E KELLER:

Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros .


KOTLER E AMSTRONG:

Marketing é a entrega de satisfação para o cliente em forma de benefício.


RICHERS:

Marketing são as atividades sistemáticas de uma organização humana voltadas à busca e realização de trocas para com o seu meio ambiente, visando benefícios específicos.


MICHAELIS, O DICIONÁRIO:

Marketing é o conjunto de operações que envolvem a vida do produto, desde a planificação de sua produção até o momento em que é adquirido pelo consumidor.


DÓRIS, ME:

Marketing é atuar com a emoção de uma marca (produto serviço, pessoa ou conceito), respeitando seus 4 Pes (não pés), completamente e essencialmente focado em gente que consome essa marca, em consonância com a contemporaneidade, conhecendo o passado e olhando o futuro. É não ser mágico, mas buscar a magia da essência das “coisas”.




Dia 09 de Agosto de 2010, a primeira aula.
Sim: conhecimento da turma, conhecimento da profe, conhecimento das técnicas e temas que serão abordados.